Página

Português - Brasil Inglês - EUA

“Vou me Casei”, startup nascida durante evento realizado pelo IBTI, é uma das 150 melhores startups, selecionada entre empreendimentos de todo o mundo

VoumeCasei1

Ao organizar sua festa de casamento, a advogada Mariana Campos percebeu o quão trabalhoso e dispendioso é esse processo. Atolada em orçamentos, propostas, e todas as dores de cabeça inerentes à organização de uma cerimônia como essa, ela identificou a necessidade de oferecer soluções mais acessíveis e baratas às noivas, para que essa festa tão especial não se transforme em pesadelo.

Este foi o embrião da Vou me Casei, uma plataforma de compra, venda e doação de produtos usados para casamentos que surgiu para mostrar, conectando pessoas, que é possível realizar um casamento sem gastar muito dinheiro. Nela, noivas e noivos podem comprar, vender, ou mesmo doar artigos de casamento em geral, desde roupas a objetos de decoração.

O primeiro passo para que Mariana tirasse a ideia do papel foi fazer sua inscrição no U.S.-Brasil Startup Connection, evento de empreendedorismo inédito no Brasil, organizado pelo Instituto Brasília de Tecnologia e Inovação – IBTI, em conjunto com a Embaixada Americana e a organização texana 3Day Startup. Esse evento aconteceu em Brasília em maio de 2016, e contou com o apoio da Federação das Indústrias de Brasília, FIBRA.

A ideia do evento, de proporcionar um final de semana em imersão e mentoria para transformar ideias em realidade pareceu ser o plano ideal para Mariana, até então pouco familiarizada com o universo empreendedor. E foi. “Este evento foi um verdadeiro divisor de águas em nossas vidas”, ela conta. Durante o evento, Mariana conheceu Catherine Tocci, outra jovem e vibrante empreendedora que “comprou” a ideia de imediato. O potencial da plataforma se demonstrou quando conseguiram, mesmo com a ideia ainda em gestação, fechar, durante o evento, seu primeiro negócio.

Aproveitando a mentoria fornecida no U.S. – Brasil Startup Connection, e armadas de muita disposição, as empreendedoras foram à luta, e seguiram no trabalho de estruturação do seu negócio.

Como a gestão de uma startup exige, Mariana e Catherine estão sempre em busca de maior qualificação. Em uma dessas buscas, surgiu a notícia de um desafio internacional de Startups, o Ship Startup Festival, evento mundial de startups que visa conectar a próxima geração de empresários com mentores em todo o mundo. Ship reúne aceleradores, startups em estágio inicial, investidores, mentores, estudantes e outros empreendedores anualmente para a cidade de Kotka, na Finlândia.

A princípio despretensiosamente, as duas empreendedoras iniciaram a preparação do material proposto pelo festival. Neste processo, a Vou me Casei foi passando por incrementos importantes em sua estrutura. “Nós consolidamos nosso modelo de negócio junto com a inscrição para o festival”, conta Catherine. Mariana complementa: “construindo as apresentações, conseguimos perceber melhor qual é a visão da empresa, o que pensamos desenvolver dentro da Vou me Casei”.

O resultado da seleção para o festival não podia ser mais gratificante: a Vou me Casei foi selecionada entre as 150 startups mais promissoras do mundo, sendo a única brasileira. Da América do Sul, apenas outras duas startups figuram entre essas melhores.

Segundo as empreendedoras, “a parceria do IBTI com a Embaixada dos Estados Unidos nos permitiu ter acesso a elementos e estímulo indispensáveis para nossa formação. A conversa com facilitadores mais experientes na área do empreendedorismo, e o apoio dos representantes das duas instituições nos permitiu, em um fim de semana, montar nosso MVP. Sendo assim, vemos no U.S. - Brasil Startup Connection um elemento de cooperação que foi importantíssimo no nosso desenvolvimento enquanto projeto inovador.”

A Vou me Casei deve entrar definitivamente em operação em meados de abril, mas já conta em sua base de dados com mais de duzentas noivas interessadas em fazer negócios por meio da plataforma.

Para o IBTI, esse resultado da Vou me Casei é uma grande honra, e sinal claro de quão bem plantada foi a semente do empreendedorismo nos jovens que participaram do U.S. – Brasil Startup Connection.

  • Parceiros Internacionais

    ibti logo apple storeibti logo arcituraibti logo google appsibti logo google playibti logo ibmibti logo microsoft dreamsparkibti logo oracleibti logo rcisibti logo supelec

  • Parceiros Governamentais

    ibti cnpqibti fap dfibti fineplogo mctiibti secti

  • Parceiros Estratégicos

    ibti logo fibraibti sebrae dfibti logo unbibti universidade catolica

  • 1
  • 2
  • 3

Endereço: SIG Quadra 01 Lote 385 sala 311 – Edifício Platinum Office – Brasília/DF - CEP 70.610-410 |+ 55 (61) 3045-2600

Instituto Brasília de Tecnologia e Inovação - IBTI