Página

Representante do IBTI esteve na Hannover Messe, acompanhando as últimas novidades tecnológicas da indústria mundial

Para acompanhar as novidades tecnológicas neste mundo globalizado, é necessário estar próximo aos grandes centros e eventos em que essas novidades são mostradas. Por isso, o IBTI se fez representar também na principal feira mundial de tecnologia industrial, a Hannover Messe, na Alemanha.

Essa feira em Hannover acontece desde 1947, sendo organizada a partir de um acordo entre a Alemanha e o governo britânico, com o intuito de impulsionar o avanço econômico do país no período pós-guerra.

Imagem3

Realizada entre 23 e 27 de abril, a feira reúne mais de 6.500 expositores e 250 mil visitantes de todas as partes do mundo. Nela, se apresentam os mais recentes conhecimentos técnicos e científicos relacionados aos processos produtivos, tendências de novas tecnologias e de inovação, nos segmentos de automação, energia, software e hardware industrial, e serviços.

Apresentado na edição de 2011 na feira, o conceito Industrie 4.0, que se refere à quarta revolução industrial, foi originado por um projeto estratégico de alta tecnologia do governo alemão para promover a informatização da manufatura.

A tecnologia presente no agronegócio, com aplicação dos conceitos da Indústria 4.0, computação em nuvem e Big Data, são exemplos da reconhecida qualidade, precisão e confiabilidade da metalurgia alemã de alta tecnologia, que está sempre presente nas edições da Hannover Messe.

Percebe-se também na feira, de maneira muito intensa, a união de universidade, Institutos de Pesquisa e Indústria, trabalhando juntos no desenvolvimento da tecnologia. Entre os setores que ganham mais destaque, estão a integração da engenharia com a medicina, em projetos de mobilidade para pessoas com dificuldades locomotoras, drones para uso no Agronegócio, (sistemas de pulverização, mapeamento e combate a incêndios), alta tecnologia aplicada à  indústria automotiva, impressão 3D, manufatura aditiva além, claro, de uma nova geração de painéis fotovoltaicos de duplo vidro e multifaces para um melhor rendimento e aproveitamento da energia solar.

Imagem6

Outros projetos expostos na Hannover Messe que merecem destaque:

Protótipos para desenvolvimento do conceito de carros autônomos.

Imagem4

Engenharia de Processos, modelamento e Simulações, em estudos diretos da Universidade para a Indústria, como a da Leibniz Universität Hannover.

Engenharia de Processos, modelamento e Simulações, em estudos diretos da Universidade para a Indústria – tela de fluxo de processos.

Leibniz Universität Hannover – Imagem de controle de processos.

Internet das Coisas na Indústria (IIoT) e análise de dados na cadeia produtiva, como o sistema da FRAUNHOFER Institute.

Imagem8

Tecnologia de componentes para a computação quântica.

Realidade aumentada aplicada nos processos produtivos, consulta de documentos, instruções de montagem – Composição do mundo real com o mundo virtual.

Big Data e Analytics aplicados na indústria farmacêutica aplicando modelamento preditivo, controle racional de processos, simulação e controle adaptativo.

Mais uma vez, o IBTI acompanha de perto o desenvolvimento de novas e inovadoras tecnologias, reunindo condições para que Brasília e o Brasil tenham condições de se alinhar e acompanhar esses movimentos.

  • Parceiro Estratégico

    ibti logo fibra

  • Parceiros Governamentais

    ibti cnpqibti fap dfibti finepMinistério da Ciência, Tecnologia e Inovaçãoibti secti

  • Parceiros Internacionais

    ibti logo apple storeibti logo arcituraibti logo google appsibti logo google playibti logo ibmibti logo microsoft dreamsparkibti logo oracleibti logo rcisibti logo supelec

  • 1
  • 2
  • 3

Endereço: SIA Quadra 4C Lote 51 salas 201 e 202 - Edifício SIA Center II 
Brasília - DF - CEP 71.200-045  |  + 55 (61) 3045-2600

Instituto Brasília de Tecnologia e Inovação - IBTI