Governança

Português - Brasil Inglês - EUA

São órgãos da administração do IBTI:

  • Assembleia Geral
  • Conselho de Administração
  • Conselho Fiscal
  • Conselho Técnico-Científico
  • Diretoria Executiva

 

Assembleia Geral

É constituída pelos associados efetivos e presidida por um dos associados presentes. Reúne-se de forma ordinária uma vez por ano, e extraordinariamente sempre que convocada pelo diretor-presidente ou por no mínimo 1/5 dos associados. São competências da Assembleia Geral: Dar posse e destituir membros do Conselho de Administração e do Conselho fiscal, além de julgar os recursos contra decisões da Diretoria. 

Conselho de Administração 

Composto por seis membros entre os associados do IBTI, eleitos pela Assembleia Geral. Também são escolhidos quatro membros da comunidade científica com reconhecida capacidade profissional. Os outros dois membros do Conselho serão indicados pelos empregados do IBTI. Todas as deliberações devem ser tomadas por no mínimo 2/3 dos integrantes. São algumas das competências do Conselho de Administração:

- Fixar o âmbito de atuação da entidade, para consecução de seu objetivo.

- Deliberar sobre as políticas, diretrizes e estratégias do IBTI, orientando a Diretoria Executiva no cumprimento de suas obrigações e responsabilidades. 

- Aprovar contratos em geral, convênios e acordos de cooperação, propostos pela Diretoria Executiva.

- Aprovar os planos, programas, metas, diretrizes e estratégias e propostas da instituição, para assegurar o cumprimento de seus objetivos.

- Fiscalizar a gestão dos membros da diretoria e o cumprimento das diretrizes e metas definidas. 

Conselho Fiscal

Formado por três membros titulares e igual número de suplentes. Todos devem ser preferencialmente versados em Ciências Contábeis, Administração, Direito ou Ciências Econômicas. Reúne-se duas vezes por ano.

Ao Conselho Fiscal compete: 

- Fiscalizar o cumprimento dos deveres legais e regimentais do IBTI

- Examinar e emitir parecer sobre o orçamento apresentado pela Diretoria Executiva.

- Apreciar contratos que tragam custos para o patrimônio da entidade

- Emitir parecer sobre as contas anuais da Diretoria Executiva.

Conselho Técnico-Científico (CTC) 

Órgão consultivo do Conselho de Administração e da Diretoria Executiva. Composto por até nove membros entre personalidades de destacada atuação e notório conhecimento nas áreas de ciência, tecnologia, pesquisas, acadêmica, cultural e empresarial. Sua principal função é assessorar o diretor-presidente na formulação das atividades científicas e tecnológicas. Compete ao CTC:

- Propor estratégias e ações para a plena execução dos objetivos do IBTI

- Avaliar anualmente o desenvolvimento das atividades da Instituição, em seus aspectos técnicos, científicos, econômicos, industriais e de formação de recursos humanos.

- Propor ao Conselho de Administração a constituição de comitês de especialistas. 

Diretoria Executiva

Tem a responsabilidade de planejar, dirigir, administrar, cumprir o Estatuto e as deliberações do Conselho de Administração. Além disso, executa as estratégias e planos de atividades do IBTI, observando as políticas estabelecidas pelo Conselho de Administração.  Ao diretor-presidente, compete presidir a instituição, dirigir as atividades do IBTI, coordenar os demais diretores e assinar acordos, convênios e contratos de gestão, entre outras atribuições.

 

DECRETO Nº 33.959, DE 26 DE OUTUBRO DE 2012. DODF Nº 219 29-10-2012: Qualificação como Organização Social do Instituto Brasília de Tecnologia e Inovação – IBTI

  • Parceiros Internacionais

    ibti logo apple storeibti logo arcituraibti logo google appsibti logo google playibti logo ibmibti logo microsoft dreamsparkibti logo oracleibti logo rcisibti logo supelec

  • Parceiros Estratégicos

    ibti logo fibraibti sebrae dfibti logo unbibti universidade catolica

  • Parceiros Governamentais

    ibti cnpqibti fap dfibti fineplogo mctiibti secti

  • 1
  • 2
  • 3

Endereço: SIG Quadra 01 Lote 385 sala 311 – Edifício Platinum Office – Brasília/DF - CEP 70.610-410 |+ 55 (61) 3045-2600

Instituto Brasília de Tecnologia e Inovação - IBTI