Sala de imprensa

Nos dias 13 e 14 de janeiro, os pesquisadores do IBTI, Arthur Fonseca e Felipe Belluco, ministraram o curso “Fundamental SOA e Computação Orientada a Serviços” na sede do IBTI. Participaram membros da equipe do Instituto, além de convidados interessados em aprender com estes especialistas neste ramo da Tecnologia da Informação. Foram tratados os aspectos gerais da Arquitetura Orientada a Serviços (SOA), como benefícios, características, princípios e desafios. O IBTI é referência nesta área, sendo utilizada em seus projetos, além de ser uma de suas especialidades.

Durante os dois dias de curso, os participantes receberam orientações para realizar o teste para o módulo 1 de certificações SOA. Este exame testará os conhecimentos dos candidatos sobre as funções de SOA, os cuidados na implementação, o funcionamento da integração com outros sistemas de TI, os objetivos e os requisitos para obter os resultados esperados ao adotar esta tecnologia. No total, são mais de 20 certificados em SOA. Cada um para uma parte específica do desenvolvimento e implantação em uma determinada instituição ou em parte dela.

De acordo com Belluco e Fonseca, as principais vantagens na adoção de SOA por uma empresa ou organização são a agilidade, efetividade, redução de custos, aumento da produtividade e diminuição do peso da Tecnologia da Informação sobre a corporação. A reutilização dos serviços e a padronização também contribuem para trazer mais eficiência à TI de uma organização. Desta forma, os gestores de TI podem se concentrar em despender mais tempo em melhorias contínuas e automatizar processos.

SAIBA MAIS
A Arquitetura Orientada a Serviços, conhecida pela sigla em inglês SOA (Service Oriented Architecture) é uma coleção de serviços altamente coesos e com grande capacidade de reutilização. Baseia-se em uma arquitetura proposta pela capacidade de um sistema em se comunicar com outro de forma transparente.

É um estilo que promove a integração entre o negócio e a TI por meio de serviços. O serviço é o principal componente desta arquitetura. SOA preconiza como resultado: maior agilidade para atender a novas demandas, flexibilidade para atender as mudanças, redução de custo e reuso de ativos (serviços).

  • Parceiros Internacionais

    ibti logo apple storeibti logo arcituraibti logo google appsibti logo google playibti logo ibmibti logo microsoft dreamsparkibti logo oracleibti logo rcisibti logo supelec

  • Parceiros Governamentais

    ibti cnpqibti fap dfibti finepMinistério da Ciência, Tecnologia e Inovaçãoibti secti

  • Parceiro Estratégico

    ibti logo fibra

  • 1
  • 2
  • 3

Endereço: SIA Quadra 4C Lote 51 salas 201 e 202 - Edifício SIA Center II 
Brasília - DF - CEP 71.200-045  |  + 55 (61) 3045-2600

Instituto Brasília de Tecnologia e Inovação - IBTI